Tertúlias Repensar Portugal

Tertúlia
Tertúlias Repensar Portugal
Hoje: sábado, 18 de maio de 2024 10:00
Local: Cineteatro Tasso

As Tertúlias Repensar Portugal são “um novo fórum, através do qual se procura repensar o país a partir do interior”, sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, a propósito deste evento que junta vários convidados, no próximo dia 18 de maio, no Cineteatro Tasso, na Sertã.

O mote desta tertúlia é o título da obra icónica do Padre Manuel Antunes, “ainda que se pretenda uma discussão e reflexão mais alargada sobre o nosso país, em diferentes áreas, identificando pistas e soluções para o futuro de Portugal”, notou Carlos Miranda, que destaca a originalidade do evento por, “ao contrário do que é habitual, repensar Portugal não a partir de Lisboa, mas sim a partir da Sertã e do interior do país. É uma reflexão que começa na base e não no topo da pirâmide”.

Embora assuma o cunho de tertúlia, “esta sessão, que terá continuidade com novas realizações durante o ano”, pretende “mostrar a urgência de o país se pensar a si próprio, nas suas diferentes áreas e com novos protagonistas. A coesão do país não pode estar dependente de políticas centralizadoras e que transformam Portugal num país inclinado. É urgente mudar o paradigma”, acrescentou o edil.

Organizada pelo Município da Sertã, em parceria com a ADGTCP – Associação de Turismo e Cultura e o apoio da Universidade Lusófona, as Tertúlias na Sertã – Repensar Portugal decorrerão no próximo dia 18 de maio, a partir das 10 horas, no Cineteatro Tasso, na Sertã, com um primeiro painel, intitulado “A crítica exige homens mais completos e universais”, e os convidados Miguel-Manso e Joana M. Lopes, ambos escritores, e os músicos Miguel Calhaz e Marco Figueiredo. A moderação é do conhecido jornalista Manuel Vilas Boas.

Após o almoço, às 14h, seguir-se-á o segundo painel, com a premissa “O homem tem necessidade de valores em que possa acreditar” e a presença dos oradores Luís Raposo, membro do conselho executivo do Conselho Internacional de Museus, o professor catedrático José Fialho, o jornalista Rui Pedro Lopes, o etnomusicólogo e investigador Mário Correia, e Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. A moderação estará a cargo de Hélder Ferreira (sociólogo) e Manuel Vilas Boas (jornalista).

Para o terceiro e último painel (“Democracia que só existe nos textos é como a fé sem obras”), pelas 16h, estão confirmadas as presenças de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, Artur Nunes, Consultor e antigo autarca, Nuno Madeira, Técnico de Turismo, Luís Castanheira Lopes, administrador do Grupo Pestana, e Susana Lopes, do Ministério da Educação.

Os trabalhos encerram pelas 18h, seguindo-se uma visita à Casa Atelier Tullio Victorino, cuja inauguração decorre neste mesmo dia, em Cernache do Bonjardim, a partir das 18h30.

À noite e a encerrar o programa oficial desta tertúlia decorre um concerto na Casa da Cultura da Sertã, com a presença dos músicos Miguel Calhaz, Idalina Gameiro, Marco Figueiredo, Manuel Guimarães e Patrícia Domingues.

A admissão a estas Tertúlias é livre, bastando apenas aos interessados fazer o seu registo de participação, até ao próximo dia 16 de maio, mediante o preenchimento do  formulário: Tertúlias Repensar Portugal - Formulários - Cloud CMS (cm-serta.pt)

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies